News

segunda-feira, 19 de julho de 2010

S.C.RIO GRANDE = O " MAIS VELHO "


O Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo ainda em atividade no Brasil[1]. Está localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol".

Fundação

Foi no fim do século XIX, o futebol ainda era pouco conhecido no Brasil. Um grupo de descendentes de Albion resolveu iniciar a prática do esporte, fundando um clube na cidade de Rio Grande. As primeiras jogadas foram realizadas na rua e as dificuldades a serem vencidas eram muitas. Até mesmo a bola era importada da Inglaterra, pois não existiam fábricas em nosso continente. Assim surgiu o clube que, mais tarde, se tornaria o mais antigo ainda em atividade no Brasil: o Sport Club Rio Grande. Embora a data de fundação seja 19 de julho de 1900, o clube já jogava desde 1898.[2]

Foram os seguintes os fundadores e componentes do S.C. Rio Grande, no seu período de fundação: Eugênio Hunz, Amadeu Schmidt, J. Minnemann , Gustavo Poock, Gustavo Cramer, J. Trail, E. Stevart, Alfredo Kladt, Carlos Oleckels, André Legeren, Rodolfo Dietkier, Rude e Gustavo Kradt M. Castro, Henrique Buhle, Max Bornhos, A. Nenet, W. Gerardin, H.

Wolkens, Boje Schmidt e R. Bennet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário